Ser médico e ser doente são duas palavras que não combinam.... Mas como os médicos antes de o serem, são pessoas comuns, adoecem como toda a gente....
Os médicos são sempre os piores dos doentes! Por mim falo....
Ao primeiro sintoma, tentamos sempre desvalorizar.... Quando de facto vemos que não passa, tentamos nos auto-diagnosticar e posteriormente auto-medicar...Até aqui tudo errado... De seguida em vez de recorrermos a uma consulta médica, como qualquer pessoa normal, procuramos antes um colega no meio de um corredor e pedimos-lhe ajuda... Isto quando simplesmente não nos limitamos só a ligar para pedir uma opinião...E depois, de observados, diagnosticados e medicados, mesmo que em ambiente não consulta, ainda temos o mau hábito de ir para casa a pensar se iremos aderir ou não ao tratamento... Depois disto, mesmo cumprindo o tratamento, caso os sintomas não passem logo, ainda temos aquele momento de loucura, mesmo que dure só segundos, de pensar em todas as coisas más, mesmo muito más, que poderão ser um diagnóstico diferencial aquilo que nos foi diagnosticado e começamos a pensar em fazer uma qualquer bateria de exames... A sorte é que na maioria das vezes esta insanidade nos passa rápido!
Como cirurgiã confesso que tremo só de pensar que um dia poderei ter que ser anestesiada e operada!!! Simplesmente, porque sei que mesmo nas mãos dos melhores, e mesmo fazendo tudo certo, todos e mesmo todos podemos ter complicações, de qualquer procedimento!
Depois, penso muito, se um dia me "auto-diagnosticar" com uma doença terminal como irei reagir.. Sinceramente não sei...
Difícil sermos doentes, esquecendo o nosso lado de médico!
Como é com as outras profissões? Por exemplo ser-se advogado e precisar-se do trabalho de um colega, ou ser-se piloto de fórmula 1 e ir num carro no lugar ao lado do condutor?Pensem nisso!
Até breve...
Sem comentários:
Enviar um comentário