Será uma boa observação afirmar que a dúvida faz parte da vida? Não sei! Disseram-me que sim, mas não sei se pelo menos será assim para todos... Mas, uma certeza, na minha vida, persiste e persistirá sempre, a dúvida!
Se procurarmos o significado de dúvida, encontramos definições tais como: falta de conhecimento, dificuldade em acreditar, suspeita, receio, objecção, ponto não decidido ou que se trata de resolver, crença vacilante, cepticismo..... Encontrei também a definição de dúvida como uma condição ou sentimento caracterizado pela ausência de certeza, convicção quanto a uma ideia, facto, acção ou decisão.
A minha vida, desculpem-me aqueles que se julgam cheios de certezas, é de facto pautada por toda esta mistura de dúvidas e incertezas!
Contudo, é a meu ver, a certeza da dúvida, que nos torna melhores na tomada de decisão, sejam estas decisões pessoais ou profissionais. A dúvida, como falta de conhecimento, faz-nos buscar o saber ou procurar ajuda de quem sabe mais que nós, e isso torna-nos melhores. A certeza da dúvida, tornamos críticos e analisadores, quer no momento de decidir, quer depois quando analisamos o resultado da decisão. E com a dose de humildade certa na avaliação de resultados, todos aprenderemos com os erros cometidos.
E é assim, a vida uma dúvida constante! Somente temos que as saber usar a nosso favor!
Mas aqui entre nós, teria alguma piada um vida cheia de certezas?!?
Sem comentários:
Enviar um comentário