domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pequenas vitórias!


Hoje assisti a uma situação numa simples caminhada à beira-mar, que nunca pensei ver… Pelo menos aqui, neste pacato país à beira mar plantado.
De repetente numas rochas junto à praia, dois rapazes (não consegui perceber a idade, não sei se miúdos, adolescentes, jovens, não sei…), elevavam uma simples bandeira azul, como se marcassem aquele território como deles. E depois de a bandeira hasteada começaram a festejar a sua pequena vitória…
Achei um episódio engraçado, diferente, e até captei o momento…
Mas deixou-me a pensar, que vitória estariam a festejar? Sim, de facto alguma insanidade para se colocarem a caminhar entre rochas num mar de inverno, mas o trajecto era relativamente curto, e a escalada também não foi necessariamente custosa… Por isso, voltei a pensar, que acontecimento de vida estariam a festejar?  Não sei! Não sei a história, mas sei que a partir deste episódio poderiam surgir uma série de contos!
Mas esta imagem levou-me a pensar, naquelas pequenas vitórias que vão acontecendo na nossa vida. Cada dia que passa, é um trajecto, um percurso que vamos desenhando. No decorrer deste percurso vamos encontrando pessoas, vamos encontrando projectos, vamos encontrando desafios. Com alguns vamos perder tempo, energia, gastar forças, e no fim vamo-nos sentir perdidos, e pôr-nos a pensar em porque não escolhemos outra direcção… Com outros vamos ter as nossas pequenas vitórias, que muitas vezes desvalorizamos e nos esquecemos de festejar, e principalmente de partilhar com os outros… Esses outros que muitas vezes caminham invisíveis ao nosso lado, e nos guiam também muitas vezes o caminho.
Que piada teria a vida sem os seus tropeços? Aprendemos com eles a nos levantarmos, a curarmos a dor da queda… O mais importante é não fecharmos os olhos às nossas pequenas vitórias, e principalmente alegramo-nos com elas, e festejarmos com os outros.

Até breve.


Sem comentários:

Enviar um comentário