quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Votos de um Excelente 2016!!

Todos os anos, nesta altura, escrevo os 12 desejos para o novo ano que começa!
Este ano, não o vou fazer, simplesmente porque não há nada de novo que queira que o novo ano me traga ... nada de excepcional ... nada de diferente! 
Agradeço antes, tudo aquilo que tenho, e apenas desejo continuar neste rumo que a minha vida levou no ano que agora termina!
Nada mais, nada menos!
A todos desejo um excelente, fantástico e maravilhoso 2016!! Que seja um ano de sucesso, saúde, alegria, amor, mas principalmente um ano de muita paz e reencontro!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A dúvida e a tomada de decisão!

Será uma boa observação afirmar que a dúvida faz parte da vida? Não sei! Disseram-me que sim, mas não sei se pelo menos será assim para todos... Mas, uma certeza, na minha vida, persiste e persistirá sempre, a dúvida!
Se procurarmos o significado de dúvida, encontramos definições tais como: falta de conhecimento, dificuldade em acreditar, suspeita, receio, objecção, ponto não decidido ou que se trata de resolver, crença vacilante, cepticismo..... Encontrei também a definição de dúvida como uma condição ou sentimento caracterizado pela ausência de certeza, convicção quanto a uma ideia, facto, acção ou decisão.
A minha vida, desculpem-me aqueles que se julgam cheios de certezas, é de facto pautada por toda esta mistura de dúvidas e incertezas!
Contudo, é a meu ver, a certeza da dúvida, que nos torna melhores na tomada de decisão, sejam estas decisões pessoais ou profissionais. A dúvida, como falta de conhecimento, faz-nos buscar o saber ou procurar ajuda de quem sabe mais que nós, e isso torna-nos melhores. A certeza da dúvida, tornamos críticos e analisadores, quer no momento de decidir, quer depois quando analisamos o resultado da decisão. E com a dose de humildade certa na avaliação de resultados, todos aprenderemos com os erros cometidos.
E é assim, a vida uma dúvida constante! Somente temos que as saber usar a nosso favor!
Mas aqui entre nós, teria alguma piada um vida cheia de certezas?!? 


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A Era do Vale Tudo!

Vivemos na era do vale de tudo! Na era em que a palavra, o carácter, a lealdade e o valor, passaram para o patamar de baixo... Acho mesmo que a maioria dessas pessoas mal formadas, sentem, para além do desapego, um desprezo profundo por tamanhas "antigas qualidades"!
Aquilo que mais me preocupa nem é o presente. Aquilo que mais me atormenta é pensar no futuro, e reflectir sobre que geração adulta iremos criar com tamanhos maus exemplos!
Pode ser que a geração jovem de hoje, saiba ler na histórias os erro cometidos, e nos dê um exemplo e um futuro melhor! Haja esperança!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Saudade...

Porque ele há dor tão grande, que tempo nenhum apaga!
Dor de saudade, numa mistura de lágrimas e sorrisos. Sorrisos por cada memória vivida.
Pena, que o tempo, esse maldito contra-relógio da vida, não nos permita andar para trás, e dizer tudo o que ficou por dizer...
Aí quanta saudade! Quantas memórias! Quantas vontades de reviver infinitamente na cabeça episódios vividos... 
Porque apesar da dor, dói mais temer não reviver!


sábado, 22 de agosto de 2015

Sejam geniais.....

Em tudo o que façam sejam geniais.....
Dediquem tudo de vós, entreguem-se..... 
Vivam a vida em toda a sua plenitude....
Sejam reais e verdadeiros....
Sigam, andem, caminhem, continuem.....
Nada que não seja 100% é verdadeiro ou genuíno!
Por isso sejam geniais em tudo, em cada segundo, em cada entrega....
Porque tudo o resto, virá por acréscimo! 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Porque o sonho comanda a vida....


Já não me lembro da última vez que escrevi, ou melhor, já não me lembro da última vez que escrevi aqui no blogue....
Simplesmente, porque outros projectos e outras escritas, daquelas tipo em inglês, e cheias de ciência, me têm ocupado o tempo!
E neste entretanto, uns tantos novos projectos a nascer, novas ideias para abraçar... Mas como eu costumo dizer, quem corre por gosto não cansa, e quem sente paixão pelas coisas/pessoas, arranja sempre tempo..,
Posso andar mais distante, mas sempre aqui estarei!
E porque "sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como uma bola colorida nas mãos de um criança"... Um brinde a todos os sonhos, a novos projectos, a tudo aquilo que nos arranca aquele sorriso, que nos faz querer sonhar ainda mais!

domingo, 24 de maio de 2015

Um Ode à Vida...

Enquanto para ser feliz me bastar parar em frente a este mar, fechar os olhos, e simplesmente inspirar e expirar, aproveitando a paz do momento, que mais posso eu querer?

Quando atingimos aquele momento em que somos felizes absorvendo a simplicidade da vida, somos ricos, somos completos, somos realizados.... Simplesmente porque para aqui chegarmos fomos absorvendo tudo aquilo que a vida tem para nos dar,  fomos alcançado todos os objectivos a que nos propusemos e  realizando quase todos os sonhos.... E principalmente, perdemos o medo de sonhar, perdemos o medo de desejar!

Nada disto é possível, sem aqueles que fazem parte da nossa vida!
Por isso aos meus mestres, país, avós, profissionais que me ensinaram, que souberam puxar por mim, pessoas que admiro e respeito, o meu muito, muito obrigado! Hoje sou, ou procuro ser, um espelho do vosso exemplo!
À minha irmã, aos meus sinceros e verdadeiros amigos, o meu mais sincero obrigado, não pelas festas dos momentos bons, mas principalmente por me apararem nos tropeços e nas quedas! 
Aos meus estudantes, aos meus internos, muito obrigado por tudo que me ensinaram com a vossa intransigência, com  as vossas dúvidas, com as vossas questões!
Um também muito obrigado, para esses que menos me apoiaram (ora inimigos talvez uma palavra muito forte!).... Foram todos os momentos menos bons que me tornaram mais forte e mais capaz. Por isso, também vos agradeço!

Sonhos são ainda muitos! Projectos de vida ainda existem alguns! Mas nada me faz mais feliz do que deixar a vida andar, absorvendo toda a sua simplicidade!
Por isso meus queridos, sejam felizes!


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Chegam mais longe todos aqueles que sonham......

Já dizia o nosso poeta "e sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança"!
Chegam mais longe todos os que nos atrevemos a sonhar, a voar mais alto, na busca infinita daquilo que pretendemos alcançar!
Chegam mais longe todos os que nos atrevemos a sair na nossa confortável zona de conforto, simplesmente porque queremos viver todos os sonhos que nos atrevemos a sonhar!
Não somos tontos, não nos mandamos no incerto, apenas nos atrevemos, depois de ponderados prós e contras, criando uma rede nos segure em cada de queda aparatosa.
Por isso, não tenham medo, e atrevam-se a sonhar!!!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

A Greve e a Greve na TAP!

Disse a mim mesma que não iria abordar o assunto, por diversos motivos!
Mas depois de ler tanto disparate, de gente que nada percebe do assunto, mas que mesmo assim resolve opinar, que não consigo ficar calada... Talvez eu também não perceba nada do assunto!
Para não me perder na escrita vou organizar as ideias por pontos:
Apenas uma vez na minha vida fiz greve, e confesso que é um conceito que me perturba, porque quando se faz greve os prejudicados são sempre todos menos aqueles que os trabalhadores querem prejudicar! E só por isso me afirmo contra a greve. Mas a greve é um direito, um direito conquistado num estado democrático, e como tal respeito todas as greves e todos aqueles que aderem à greve.
Não consigo concordar com a maioria das justificações do Sindicato dos pilotos. Principalmente não consigo concordar com o direito a ficarem com 20% do capital da TAP. Tudo o resto que pedem, é o mesmo que a maioria das pessoas que faz greve pede: ganhar mais, mais horas de descanso..... Concordo com o pedido da PGA de usufruir das mesmas regras que os pilotos da TAP, e não percebo porque não houve cedência neste ponto.
Se não insultamos os profissionais de saúde quando fazem greve, quando pedem as 35h em vez das 40h, quando pedem aumento dos salários, porque insultamos agora os pilotos? Não ficam também pessoas prejudicadas? Ou fica mais prejudicado um passageiro que perde o voo, ou um doente que vê uma cirurgia/consulta/exame adiado? Se não insultados um professor que faz greve em plena época de exames, porque insultamos agora os pilotos? Volto a dizer, o estudante ficará menos prejudicado que um passageiro da TAP?
Escrevo estas palavras como passageira da TAP, em plena altura de greve... Fui obrigado a alterar os voos, voar por Lisboa, custear as deslocações Porto-Lisboa e depois Lisboa-Porto. 
E mais uma vez digo, os pilotos não são nenhuns príncipes! E a maioria deles esforçou-me pela luta de um sonho. Como muitos de nós nos esforçamos pela luta dos nossos sonhos! Qualquer formação de curso piloto é cara, muito cara, e custeada pelo próprio, sem qualquer garantia de emprego no final. Para além das horas de voo mínimas necessárias também custeadas pelo próprio, para depois estarem aptos a concorrer a qualquer lugar em qualquer companhia aérea.
Qualquer trabalhador deve ter garantias mínimas, qualquer trabalhador diferenciando deve receber de acordo. Não nos nivelemos por baixo. Os pilotos da TAP ganham bem, óptimo, quantos mais melhor, a pagar os seus impostos e assim contribuírem para o Estado Social! Os pilotos da TAP tem horas obrigatórias de descaso, ainda bem, não gostaria de fazer nenhuma viagem com pilotos cansados a pilotar um avião.
A culpa da situação da TAP, é de prolongados erros de gestão, obviamente na minha simples opinião. E mais uma vez acho, que maus gestores deverão ser chamados a explicar-se, principalmente quando se fala de empresas públicas. Esta greve, só vai tornar mais impraticável a já muito má situação da empresa!
Por fim, há muito, muito tempo que deveria ter ocorrido a privatização da TAP. Talvez assim não se teria chegado a este ponto!     
Fiquem bem, e for favor corrijam-me se eu estiver errada!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Inspiração.... Expiração!!!

Nesta minha mente obssessiva, vivendo na insensatez da busca constante da perfeição, com o avançar dos anos, vou-me apercebendo que o meu controle sobre os acontecimentos diários é ínfimo... 
As coisas vão simplesmente acontecendo, e vamos sendo sucessivamente guiados por caminhos secundários, muitas vezes cheios de pedras, buracos, subidas íngremes, desafios constantes... Muitas vezes paramos, temos vontade de desistir, voltar para trás, esquecer.... Outras vezes abrandamos, analisamos, pensamos em caminhos alternativos, escolhemos outros caminhos.... Outras vezes vamos buscar aquela energia que desconhecíamos possuir, e simplesmente calcamos pelo caminho acima... E no fim, lá chegamos... Porque de facto a vida vai rolando, ao nosso lado, cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo.... Mesmo que paremos, que desistamos, tudo vai continuar a rolar, a girar, a acontecer...
Por isso, para quê viver obsecadamente na procura eterna da perfeição?
Inspira.... Expira....!!!! Respira e deixa a vida andar, absorvendo cada instante dela!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Passado,presente e futuro... Assim se faz a nossa história!

Adoro história, e gosto particularmente de saber a minha história... Todos somos reflexo,mesmo que no nosso subconsciente, dos nossos antepassados, e ricos aqueles que herdaram saberes, valores, histórias...
Assim nos formamos como pessoas que habitam no presente, numa correria contra o tempo que teima em não parar... No presente, interpretamos experiências e vivências olhando para o passado, reflectindo na nossa história, e projectando o futuro que sonhamos!
Vivemos num presente agressivo, na era do vale quase tudo, na ânsia cega do poder a qualquer custo!
E de que serve tudo isso? De que serve o poder, senão para desenhar a história? A ânsia da procura do poder, deverá ser substituída pelo desejo de marcar a diferença, de ser melhor, de fazer melhor, de transmitir valores, de construir a história!
Nesta loucura de vida, olho para o passado, e encontro o meu porto de abrigo, ponderando e respirando o presente, e sempre sonhando com o meu futuro!


(Fotografia de uma cadeira de 1924, que foi feita pelo meu Bisavô!)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ter tempo, para ter tempo....


Ter tempo, é um luxo! Um tipo de luxo, que eu pessoalmente não dispenso, mas que infelizmente está cada dia mais longe do meu alcance!
Resta aproveitar aquele um segundo, do minuto, da hora, do dia.... E simplesmente parar, respirar, relaxar, recarregar e finalmente recomeçar... 
Lets the show begins again....

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Experiência de uma manhã passada numa loja de cidadão.....

Passamos a vida a queixarmo-nos dos serviços do estado! Mas habitualmente ficamos na discussão das ditas funções do dito estado social, e seus serviços associados: segurança social, saúde e educação... Não chega cansarmo-nos a nós próprios de tanto abordar o assunto, como somos diariamente bombardeados por notícias, muitas delas construídas, pintalgadas por excesso de informação jornalística...
E depois esquecemo-nos do simples, os serviços administrativos do estado, esses aos quais todo cidadão, pelo simples facto de o ser, necessita de recorrer...
Devido à minha mudança de morada, acrescentado o facto de necessitar de renovar o cartão de cidadão, resolvi recorrer à loja do cidadão (esse espaço extraordinário, pensado e criado para facilitar a vida ao dito cidadão).
É verdade que culpa minha, já cheguei tarde, cerca das 10h30.... Mas maravilha, documento único do veículo tratado em pouco mais de 10minutos, mas que me obrigou a pagar 35euros (bem mais que a taxa moderado de um visita a uma qualquer urgência hospitalar) por uma simples mudança de morada... E pergunta muito simples: se já levei o formulário preenchido de casa, que a senhora se limitou a introduzir numa base de dados, porque raio não é possível realizar isto pela internet? Uma vez que o dito documento até me vai ser enviado pelo correio (mas atenção, disse a senhora, cuidado que pode ser extraviado!)....
Passo seguinte, cartão de cidadão, também resolvido em pouco mais de 30 minutos! Mas à minha pergunta: qual é agora o meu número de eleitor e onde passarei a votar? Obtive a seguinte resposta: pois, não lhe sei dizer, apenas que a sua Freguesia é Ramalde, às vezes enviam essa informação para a sua morada, outra vezes esquecem-se.... De tão estupefacta fiquei, que não consegui ter qualquer reação... Até que resolvi ler com cuidado a informação na folha que me deram, e lá estava, um número para enviar uma sms e saber o meu número de eleitor... Seria assim tão difícil saberem passar esta informação, ou serei eu a única cidadã que quer continuar a exercer o seu direto de voto?
Posto seguinte... Mudança de morada da carta de condução.... O verdadeiro inferno! Tempo de espera, mais de 2horas, simplesmente para isso, mudar a morada.... Primeiro, porque neste país ter mais de 65anos dá direito a passar à frente (pelos vistos esta na lei), depois porque muito embora seja loja do cidadão, empresas podem recorrer à estes balcões e tratar de vários processos, de diversos cidadãos  (e a empregada nem disfarçou o sorriso para o senhor, só faltou mesmo combinarem uma jantarzinho), e depois uma única pessoa a atender, que só passaram a duas depois de eu e outras pessoas apresentarem uma reclamação por escrito... E no fim o insólito: as cartas estão muito atrasadas, mais de um ano, mas passe cá outra vez lá para Setembro senão receber a carta, só parar ver se o processo não se perdeu.... Alguém é capaz de me explicar esta barbaridade: mas porque raio as cartas de condução demoram mais de um ano a serem imitadas, e como raio se perde um processo que mais uma vez foi introduzido num sistema informático? E mais uma vez, porque não é possível realizar este procedimento no conforto do nosso lar, recorrendo à famosa internet!
Conclusão de uma manhã de ção: para quando serviços menos burocráticos, mais simplificados, mais adaptados às novas realidades? Mais voltados para o triste cidadão que não tem outra solução,  senão recorrer a estes serviços, mesmo que sejam maus serviços!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

A euforia grega!

Ora vamos fazer um exercício: as minhas botas estão rotas, e está a chover, logo para não molhar os pés é necessário que eu compre umas botas novas. Ora eu tenho apenas 50 euros para este orçamento... Chego à loja: temos uma botas para o efeito por 30euros, e depois tem mais duas opções: umas por 50 euros e outras por 100euros. Quais devo eu escolher: as de 30 euros, poupando 20euros para outra despesa, as de 50euros que são o valor do meu orçamento ou pedir um empréstimo e comprar as de 100euros que foram as que eu gostei mais?
E suponhamos que pedi dinheiro emprestado para comprar as de 100euros, e agora tenho as calças rotas. Ainda não paguei o empréstimo passado, empréstimo que já disse que não quero pagar, será que me vão emprestar agora dinheiro para comprar as calças novas que tanto preciso?
Pois bem... Porque podem os países endividarem-se continuamente, e quando a corda esticar gritarem que simplesmente não pagam?
Ou melhor ainda, porque tem o meu estado, cuja receita resulta em último do meu pagamento de impostos, que vi aumentar nos últimos anos para pagar a minha dívida soberana, ter que continuar a emprestar dinheiro a um país, que vai aumentar o ordenado mínimo porque simplesmente quer, e se recusa continuamente a pagar a dívida? E que acontecerá a este país, que agora pisca o olho à Rússia, se a Europa deixar de lhe emprestar dinheiro?
Tudo isto são interrogações, e acima de tudo incertezas... Porque infelizmente muitas das decisões com repercussões sérias para a Europa, são tomadas por povos individuais e não pelo povo europeu... Teria ganho o Tsipras na Grécia se todos os europeus tivessem tido opção de voto nas eleições gregas?
O futuro encarregar-se-à de dar razão a alguém , mas com toda a certeza irá apagar tanta euforia! 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

À minha querida avó!




Acredito que nós somos reflexo, mais do que da própria genética, do ambiente que nos rodeia. Aquilo que nos tornamos é reflexo de todas as vivências que tivemos ao longo do tempo. E por fim, o nosso ser e a nossa personalidade, é espelho de todos aqueles que nos educaram, e com quem partilhamos um pouco de nós.
A minha avó, foi exemplo de vida para mim... E a melhor das avós... Sim, é pois verdade, os avós mimam, talvez mais que educam! Era sempre o bife com batata frita (aí avó que não me chegaste a ensinar o segredo do teu molho), eram as fornadas de bolinhos de manteiga e bolos de arroz.. Eram as férias de verão, a festa de Valpacos, todas as brincadeiras... A casa sempre aberta, as corridas, as gritarias, as festas...
Mas para além de tudo isto, a minha avó foi para mim exemplo de bondade, exemplo de sacrifico e dedicação da vida aos outros. De quantos vi cuidar, sem nunca se queixar.... Quantos vi perdoar, quantos me pediu para perdoar.... 
A minha avó foi exemplo de vida, de alegria, de sorriso estampado no rosto para todos!
A ti avó agradeço, todo o exemplo de vida... Que espero ver espelhado na minha!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

2015: balanços e novos projectos!

Vida complicada e complexa esta... Sempre a correr, sempre sem tempo, sempre a queimar o prazo!
E de repente, reparamos que um ano já passou, e outro novo ano começou...
Tempo de balanço este então! Tempo de analisar o passado e projectar o futuro...
Mas a grande questão, é que neste corre corre diário, com tanta coisa ainda por fazer, nem tempo há para parar para balanço....
Mas também parar para quê? Porque tem a nossa vida de ser pensada e projectada a cada ano? Porque não podemos nós fazer projectos a longo prazo, com balanços também  a longo prazo? Será esta uma desculpa presunçosa de alguém simplesmente viciada no dito corre corre diário, nos prazos, seguidos de novos prazos, e nos projectos terminados seguidos de novos projectos sem fim....???
Sim, provavelmente essa ideia de fechar para balanço, mesmo que limitada a uma noite por ano, seja algo deveras temível e assustador... Simplesmente porque no balanço temos que parar, analisar e reflectir em tudo aquilo perdemos, em tudo aquilo que deixamos de viver!
Por isso, e neste um segundo de balanço, para 2015, vamos procurar  viver mais, respirar mais, parar mais!