Houve algo que me irritou particularmente durante os anos dos últimos dois governos socialistas... E não, não foi o socialismo em si, foi mesmo a personalidade, quiçá patológica, do nosso antigo primeiro ministro!
Depois de uma conturbada saída (ou terá sido fugida) de um primeiro ministro do PSD para a Comissão europeia, substituído (senão estou errada, pelo candidato seu adversário do PSD), entretanto destituído por um Presidente da República (socialista, mas dito apartidário), eis que aparece um senhor primeiro ministro, bem falante, bem vestido, excelente enganador!
Conheço tão boa gente que durante uma vida votou à direita, e de repente deixou-se ir na conversa deste senhor....
Nunca gostei do senhor, e nunca gostei dele não por ser socialista! Há pessoas que aprecio nesse partido com o qual não me identifico.... Quanto a José Sócrates, nunca gostei, nunca consegui ouvir o seu discurso, egocêntrico, oco, vazio de qualquer conteúdo prático.... Durante todo os seus mandatos esteve sempre envolvido em escândalos, desde a sua licenciatura aos diversos processos de investigação criminal... Mas também não foi isto o que mais me irritou!
O que me irritou foi a forma como destruía tudo à sua volta... Foi responsável por calar todas as vozes que se levantaram contra si (uma atitude pouca dada à censura, num estado dito democrático!!!). Foi responsável por políticas reformista que procuraram, a meu ver, a estupidificação da população...
E assim vivia no seu mundo egocêntrico, isento de crítica e oposição, em que se considerava o melhor do mundo, e nos pautada com o seu discurso oco, mas optimista.... Quando em todo o mundo se falava de crise, ele pautava-nós com discursos de obras megalômanas como o dito TGV ou o novo aeroporto de Lisboa.
Fiquei tão feliz no dia em que apresentou a sua demissão. Mas ainda mais feliz no dia em que o ouvi fazer o discurso da derrota, e em que comunicou aos portugueses que se ia ausentar do país (acho que festejei mais a derrota, que propriamente a vitória do PSD)....
Mas como qualquer erva daninha, a ausência deste senhor foi curta... E rapidamente voltou (confesso que eu nunca o ouvi, não há paciência para tanto disparate)...
Voltou a regressar, foi preso, e continua a escrever uma série de disparates, a ritmo quase diário...
Já desisti, aconteça o que acontecer, ninguém vai calar os disparates! E se eu fosse advogada do senhor acho apresentaria insanidade como defesa...
E aqui caímos na perigosa personalidade socratiana: seres que se julgam os melhores, mas tendo a triste noção e preconceito das suas origens e inferioridade, secam tudo à sua volta. E pior, mesmo perante o óbvio, continuam a levantar-se em discursos, de que o mundo é um complô contra si!
O mundo só roda e evoluiu com a positiva discussão de ideias, de políticas, de gente séria, que não querendo ser a melhor, quer contribuir para um mundo melhor!
Sem comentários:
Enviar um comentário