quinta-feira, 31 de julho de 2014

Profissões com privilégios!

Existe nesta nossa sociedade o triste hábito de atacar grupos profissionais, ditos privilegiados, pelo simples facto de ser socialmente aceite que esses senhores são de facto uns privilegiados e muito bem pagos!
Pertenço a uma dessas classes, que julguei ser até agora a mais mediaticamente e quase a ritmo diário, atacada. Sim, refiro-me aos médicos! Já me cansei de tentar explicar ou fazer ver o contrário, ou melhor, mostrar o nosso verdadeiro lugar na sociedade!
Bem, mas afinal, existem outros grupos profissionais (além dos políticos) atacados, assim, gratuitamente na praça pública... Refiro-me aos ditos pilotos de voos comerciais. 
Simplesmente não me apetece falar da situação da TAP (para mim que de fora olho, parece-me uma tentativa de arrasar uma empresa, de modo puramente sensacionalista numa altura em que se volta a falar da privatização), nem tão pouco vou discutir a dita greve convocada ou os seus motivos (quem me conhece, sabe que eu por uma questão de princípio sou anti-greve)...
Agora usar tudo isto, para atacar uma classe, só porque serão um bando de "príncipes", privilegiados e bem pagos!?!? 
Não sei, nem tão pouco quero saber dos privilégios e ordenados dos Senhores pilotos! Mas será algum privilégio acordar de madrugada, voar o dia tudo, dormir fora de casa e passar horas longe da família e amigos? Será algum privilégio estar fechado  horas e horas, dentro de um cubículo?
Cada grupo profissional deve ser pago conforme o seu grau de diferenciação e responsabilidade na tomada de decisões! Não esquecendo as necessárias contrapartidas por sacrifícios pedidos!
Não vi a classe dos senhores professores, que mais uma vez tão mal se portaram no dia da dita prova de avaliação, ser tão publicamente mal tratada como as duas classes que atrás referi... 
Será que nesta situação tudo se resume ao número que cada um de nós recebe no final do mês?Se ganharmos muito somos uns sacanas de uns privilegiados, se ganharmos pouco somos os maiores?!?

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Do inédito ao banal....

Nos últimos tempos temos assistido ao inédito tornar-se banal e banalizado! Refiro-me claramente ao forte NÃO, que o nosso Primeiro Ministro disse banqueiro do regime, e tudo que desde então se desenrolou.
E hoje, digo com muito orgulho, que gosto de ver o que se tem visto. O país está a andar, avançar, modernizar-se. Lugar liberal este, onde ninguém terá a salva-guarda de ninguém! 
E eu, que neo-liberal me confesso, estou feliz! Porque o liberalismo é isto mesmo, a completa independência do homem do estado. Para o bem e para o mal. Para ricos e obviamente que também para pobres.
Confesso apenas a muita estranheza do quase silêncio sepulcral relativamente a este tema!
Contudo, nesta nossa "sociedade do 25 de abril", ainda é urgente ver ocorrer uma mudança de mentalidades, que infelizmente ainda não vi acontecer de forma convicta na nossa nação. Portugal é infelizmente ainda um lugar de proteccionismo social ao dito "coitadinho", lugar onde a falha e erro do dito "coitadinho" é sempre desculpável. Lugar onde os restantes seres pensantes são obrigados e incutidos a proteger e ajudar o dito "coitadinho", simplesmente por ser isso mesmo "coitadinho"...
Mas, ao contrário de antes, hoje acredito e tenho esperança, que de passo a passo se vai percorrendo um caminho....

terça-feira, 8 de julho de 2014

Keep breathing....

Descobri graças à aplicação Shazam, e numa rádio que raramente ouço, mesmo por simples acaso,  uma cantora americana que me surpreendeu, quer pelas músicas em si, melodia e voz, quer pela grandeza dos poemas que canta.
Deixo-vos um em especial... Leiam, sintam e interiorizem.... O mundo pode estar todo a desmoronar-se à nossa volta, mas de repente vemos que ainda respiramos e depois temos dois caminhos a seguir.. Continuar apenas a respirar, ou procurar reagir além de respirar...
Fica também o link para a música... Aproveitem! 

"Keep breathing" - Ingrid Michaelson 

"The storm is coming but I don't mind
People are dying, I close my blinds

All that I know is I'm breathing now

I want to change the world
Instead I sleep
I want to believe in more than you and me

But all that I know is I'm breathing
All I can do is keep breathing
All we can do is keep breathing now

All that I know is I'm breathing
All I can do is keep breathing.
All we can do is keep breathing 

All we can do is keep breathing
All we can do is keep breathing
All we can do is keep breathing
All we can do is keep breathing
All we can do is keep breathing now"