terça-feira, 15 de abril de 2014

O Estado Social .... Esse bicho papão.....

Há muito tempo que me apetece dar a minha visão sobre aquilo que acredito que deva ser o Estado Social!
Dentro da social democracia de Sá Carneiro, talvez  dado a vivência desta crise, me tenha aproximado  muito mais do neo-liberalismo econômico e social. Poderá ser simplesmente  puro egoísmo meu, de me ver pagar e continuar a pagar através do pagamento de impostos (porque de facto é assim que tem que ser) e a usufruir muito pouco do dito Estado Social, não porque este não exista (e por favor calem-se as vozes do contra, e olhem para países  desenvolvidos, como os EUA, onde de facto o conceito de estado social é praticamente inexistente, e comparem as nossas regalias fase a um americano), mas porque simplesmente na verdade  usufruo muito pouco dele, talvez por puro snobismo meu!
Acredito sim numa social democracia, justa, equilibrada, longe do conceito de um estado social socialista, que nos deixou onde estamos hoje! E agora que as contas estão praticamente na ordem, não deveríamos todos reflectir para onde vamos e o que queremos? 
De toda esta crise e reformas, só fica a amargura de não ver acontecer uma reforma estrutural e justa, do dito Estado Social ( e atenção que reforma estrutural não significa terminar com ele, significa apenas torná-lo socialmente justo e sustentável!). Mas a culpa e o apontar o dedo não é ao governo, ou somente a este... O apontar o dedo é principalmente à oposição, e ao oportunismo político destes, e o não querer assumir políticas e posições que todos sabemos serem necessárias.
Para todos os que me vão criticar e apontar o dedo, pelos meus pensamentos neo-liberais, deixo só a seguinte questão: se tivermos um pobre com fome junto a um rio cheio de peixes, é melhor dar-lhe o peixe ou ensina-lo a pescar?

Sem comentários:

Enviar um comentário