Não me querendo imiscuir em conceitos tão complicados como a definição dessa coisa complexa a que chamamos amor, vou apenas contestar esse ícone que todos a ele associamos, essa representação melosa do sentimento, chamada coração! Quem se terá lembrado, de associar o órgão coração, ao conceito do amor?
Ora o coração é um órgão principalmente constituído por tecido muscular especializado (que não existe em mais lado nenhum do corpo humano), suportada a sua estrutura por um esqueleto fibroso. O coração resultada quase da união de dois corações, um direito e um esquerdo, que embora partilhando semelhanças, apresentam características que os distingue, associadas às suas diferentes funções. O coração possuí um complexo sistema eléctrico, que o mantém a bater. Mas o coração não tem sensibilidade dolorosa, se cortarmos o coração, não dói.... O coração tem contudo sensibilidade, a sua inervação é toda ela mediada pelo sistema nervoso autônomo, esse complexo sistema, que a razão não controla!
Bem... E ao fim de toda esta discrição, até se compreende o porquê da associação de coração e amor... Esse sentimento complexo, irracional, dicotómico!
Mas o símbolo, e agora transporto para a escrita como "<3", está absolutamente errado... A forma do coração é uma pirâmide, assimétrica, muito pouco dada à beleza estética. Um pirade com um ápice, um base, e quatro faces, a quem alguém se lembrou de dar um piparote e de a deixar cair com o ápice apontado para baixo e para a esquerda.
Por isso, que quiserem representar de forma anatomicamente correcta o coração, escrevam |> e não <3!
Complicado, não?